Incubadoras de negócios auxiliam novos empreendedores

O professor da ESPM-SP e coordenador da Incubadora de Negócios, José Balian Foto: Acervo Pessoal
O professor da ESPM-SP e coordenador da Incubadora de Negócios, José Balian Foto: Acervo Pessoal

Você tem uma boa ideia para um negócio? Não sabe por onde começar? Já ouviu falar em incubadoras de negócios?

O De Olho Na Carreira conversou com o professor José Eduardo Balian, que coordena o Centro de Desenvolvimento e Empreendedorismo da ESPM-SP ao qual a Incubadora de Negócios pertence. A ideia da incubadora é disponibilizar apoio gerencial para alunos e ex-alunos que levam ideias para potenciais negócios. Juntos, professor e aluno estudam o plano de negócios a fundo, a sua viabilidade econômica, financeira, operacional e de marketing, para decidir se o empreendedor vai ter condição ou não de montar sua empresa.

Sendo possível construir o negócio, a Incubadora ainda ajuda na parte operacional, burocrática, na montagem em si e na captação de recursos.  “Conhecemos alguns investidores, bancos, fundos de investimentos, então procuramos divulgar o projeto do aluno, para ajudá-lo a captar esses recursos quando for necessário”, explica o professor Balian.

Depois que a empresa está estabelecida, a Incubadora apoia o aluno no primeiro um ano e meio de funcionamento com consultorias, mentorias e programas de treinamento, além de uma interação muito forte com os cursos da ESPM.

Atualmente a Incubadora abriga 9 empresas em seu espaço. Segundo o professor Balian, “existe a possibilidade de ele (o empreendedor) se hospedar em nossa sede, então temos algumas salas, onde fazemos editais regulares para selecionar as empresas”. O projeto tem sido um sucesso, até hoje 56 empresas nasceram na Incubadora da ESPM-SP, com mais de 450 projetos apresentados por cerca de 1200 alunos e ex-alunos envolvidos.

DONC: Como a Incubadora seleciona uma ideia?

Balian: Em princípio qualquer aluno ou ex-aluno pode trazer qualquer ideia, todas são aprovadas. Nós estudamos todas as propostas, se surgir alguma coisa muito gritante, que temos quase certeza que não vai dar certo, procuramos alertar esse empreendedor. A nossa ideia é deixar ele chegar à conclusão de que eventualmente o projeto não é viável. Então dificilmente não desenvolvemos uma ideia, um projeto. O objetivo é desenvolver um negócio, procuramos alertar, mostrar as dificuldades, os pontos negativos.

 

DONC: Muitas empresas conseguem investimentos?

Balian: Sim. Fizemos, no final de fevereiro, a primeira amostra de negócios da incubadora. Hoje selecionamos 4 projetos e convidamos vários investidores, professores, consultores para conhecer esses projetos. Essas 4 empresas muito provavelmente vão conseguir investidores. Mas depende muito do projeto, da quantidade de dinheiro necessária. Não é fácil conseguir investimento externo hoje, mas estamos procurando trabalhar nessa linha.

DONC: Geralmente, quem são os investidores?

Balian: Investidores individuais, fundos de investimentos, pessoas que representam outros investidores, grupos de investidores e empresas. Existe uma diversidade muito grande de possibilidades.

DONC: Como seria o passo a passo para um aluno da ESPM desenvolver sua ideia?

Balian: O aluno vem para a Incubadora e juntos começamos a desenvolver a ideia. O primeiro passo é preparar um modelo de negócios então pedimos um modelo Canvas, preparatório para realizar o plano. Feito esse modelo, analisamos e começamos a desenvolver o plano efetivamente. Então planejamos a parte operacional, financeira, mercadológica e a pesquisa que muitas vezes é necessária.

DONC: Quais são as empresas que estão incubadas no momento?

Balian: A empresa PlantVerde, que faz reflorestamento de áreas degradadas. A Seu Direito , um portal para ajudar as pessoas a entrar em ações de pequenas causas. A SpotShop, empresa que está desenvolvendo um aplicativo para receber ofertas no shopping center. Duas agências de comunicação e digitais. Outra empresa que está desenvolvendo um aplicativo de publicidade de empresas, e vai receber dinheiro por isso: BRO. E a Meu bem, um projeto que vende produtos de conveniência para pessoas nas empresas, que está sendo realizado em uma área comercial em Alphaville.

Endereço: Rua Domingos de Moraes nº 1414, Vila Mariana

São Paulo/SP

Contato:incubadora@espm.br

Veja mais algumas incubadoras de negócios:

INCAMP http://www.incamp.unicamp.br/

A UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas) também possui um projeto de incubadora de negócios, a INCAMP (Incubadora de Empresas de Base Tecnológica). A Incubadora foi fundada em 2001 e é administrada pela Agência de Inovação Inova Unicamp, com o objetivo de transformar projetos tecnológicos em verdadeiros negócios.

A INCAMP oferece suporte ao empreendedor com espaço físico, reuniões e mentorias com especialistas da área de empreendedorismo e inovação, eventos, palestras e encontros com investidores.

Endereço: Rua Bernardo Sayão, 100,

Unicamp – Campus Campinas

São Paulo/SP

Contato: incamp@unicamp.br / (19) 3521-5203 / (19) 3521-2604

CECOMPI http://incubadoradenegocios.org.br/

Localizada no Parque tecnológico de São José dos Campos, a Incubadora de negócios é gerida pelo CECOMPI, que possui a missão de impulsionar a competitividade do Cone Leste Paulista por meio da inovação e do empreendedorismo em novos negócios. A incubadora, desde 2005, transforma projetos e ideias em novas empresas, contribuindo para o desenvolvimento econômico da região.

Seu modelo de incubação atua nos pilares empreendedor, tecnológico, de mercado e capital. No empreendedor, buscam o desenvolvimento pessoal, cultura empreendedora e liderança. Em tecnológico, facilitam no desenvolvimento e suporte da prototipagem e validação do projeto. No pilar de mercado, o objetivo é acelerar o acesso ao mercado com a utilização de diversas metodologias. E por fim, no capital conectam os clientes à investidores e meios de fomento a projetos inovadores.

Endereço: CECOMPI – Parque Tecnológico de São José dos Campos – Estrada Dr. Altino Bondesan, 500 – São José Dos Campos – SP  CEP: 122247-016

Contato: incubadora@cecompi.org.br / (12) 3876 – 7740

CIETEChttp://www.cietec.org.br/

Instalada no campus Ipen, na Cidade Universitária, em São Paulo, o CIETEC é a entidade gestora da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de São Paulo USP. A incubadora tem a missão de promover o empreendedorismo inovador, incentivando a transformação do conhecimento em produtos e serviços de valor agregado para o mercado.

O CIETEC tem gerado indicadores que mostram marcos de desempenho que o identificam como referência para o setor da inovação e do empreendedorismo no Brasil, inclusive internacionalmente.

Endereço: Av. Prof. Lineu Prestes, 2242 Cidade Universitária São Paulo – SP CEP: 05508-000

Contato: cietec@cietec.org.br / (11) 3039-8300

 

3 comentários Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s