Estudantes apostam em currículos criativos como diferencial

Currículo online de Daphne Ruivo, estudante de jornalismo
Currículo online de Daphne Ruivo, estudante de jornalismo

Na hora de montar um bom currículo profissional, também conhecido como curriculum vitae (CV), estudantes questionam-se qual o melhor modelo e formato. Para enfrentar a concorrência do mercado de trabalho e as exigências impostas pelas empresas que atuam na área de comunicação, jovens viram-se dispostos a fazer documentos modernos e criativos.

O currículo aproxima-se de uma propaganda publicitária sobre a carreira profissional. É importante agrupar feitos acadêmicos e experiência do mercado, alinhando-os com criatividade, simplicidade e objetividade.

Foi pensando assim que Junior Terra, estudante de Comunicação Social da ESPM, inovou o currículo. Para valorizar o CV em formato do Word, Terra usou cores vibrantes, gráficos para destacar qualidades de informática e  ícones para identificar cada item.

“Imagine o RH analisando cem currículos e o seu o faz parar para ler. Isso já é um enorme avanço”, diz Terra. O estudante também acredita no encantamento que um bom perfil escrito e moderno pode revelar. “A leitura fica mais lúdica, conduzindo o olhar do analisador”, diz.

LEIA MAIS: Como montar um currículo tradicional

Para sair da tradicional folha sulfite impressa, Daphne Ruivo, estudante de Jornalismo da ESPM, optou pela plataforma web. “Por que fazer um CV no Word, se eu posso fazer algo mais dinâmico?”, questiona-se. A jovem também acredita que vale a pena para poupar o tempo do contratante e surpreendê-lo.

Outro motivo pelo qual Daphne escolheu o site foi para mostrar versatilidade e profissionalismo em veículo multimídia. “Além de ter um design bonito, o formato online permite que a pessoa assista a vídeos e ouça áudio.”, diz. Ferramentas que podem ser diferenciais na hora de ser contratado.

Edgard Vidal, também aluno do curso de Comunicação Social da ESPM, preferiu criar um portfólio online para se diferenciar dos demais candidatos. Para ele, a plataforma serve como um primeiro contato com a empresa. “Eu queria facilitar o processo”, diz.

Assim como Daphne, Vidal pensa na falta de tempo que os recrutadores têm para selecionar o candidato com perfil ideal para a empresa. “Ninguém tem tempo de realizar entrevistas para analisar artes. Pelo site, o responsável em contratar analisa todos os trabalhos com alguns cliques e no tempo disponível”, opina.

O modelo online deu tão certo, que Vidal foi contratado no mesmo dia da entrevista. E para comemorar, o novo estagiário enviou a seguinte mensagem via Facebook: “Não sei se foi coincidência, mas depois que inovei no meu portfólio, levando ele para o meio online, aumentei minhas entrevistas e agora estou contratado!”.

O que importa é chamar a atenção dos recrutadores pela inovação e criatividade, isto é, sem abusar da elaboração visual. Mesmo assim, não é apenas o currículo moderno que abre as portas para o mercado de trabalho. Vale lembrar que o conteúdo da carreira profissional é também um grande, e o principal, critério de avaliação.

 Cacá Junqueira (6º semestre de Jornalismo)

3 comentários Adicione o seu

  1. Maria Approbato Carey disse:

    Adorei essa ideia! Tudo eh Marketing! Tem de vender a sua imagem…o seu C.V. passando a ser colorido e com todos os “gigs” da linguagem tecnologica avancada sem duvida vai chamar a atencao dos profissionais de RH. Eu adoto essa ideia genial!

  2. yohany marrie disse:

    olá gostaria de saber se vocês fornecem alguns modelos de currículos dinâmicos para download ?

    1. deolhonacarreira disse:

      Não temos. Só publicamos matérias com dicas sobre como fazer um. Abs., DONC

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s