Aplicativos ganham espaço na vida profissional

Foto: Gabriela Beraldo
Jornalistas utilizam aplicativos na prática profissional Foto: Gabriela Beraldo

A IDC divulgou, em agosto de 2013, uma pesquisa que mostra que o uso de smartphones cresceu 110% no último trimestre, no Brasil. Não é de se surpreender que hoje esses aparelhos sejam objetos inerentes à vida de uma grande parcela da população, inclusive em suas carreiras.

“Existem apps [aplicativos] para tudo hoje em dia. Um profissional que sabe se servir deles para incrementar seu dia-a-dia está certamente fazendo um trabalho melhor”, opina Vicente Mastrocola, professor e supervisor do departamento de criação da ESPM-SP. Mastrocola se considera um heavy user [utilizador frequente] de aplicativos, e acredita que usar os apps de forma eficiente é um grande impulso para a carreira.

Aplicativos como o Pocket Recorder permitem gravações e edições de qualidade superior
Aplicativos como o Pocket Recorder permitem gravações e edições de qualidade superior Foto:Divulgação

No entanto, para a jornalista e editora da revista Frigonews, Roseli Bócolli, os aplicativos não tomam lugar de destaque no trabalho. “Como trabalho em revistas segmentadas mensais, tenho mais tempo e disponibilidade para me organizar e trabalhar as edições com antecedência, sem precisar recorrer a aplicativos para isso”, afirma a editora. A jornalista conta que quando trabalhava em veículos de imprensa, com tiragem diária, usava esses recursos para trabalhar e acredita que esse tipo de profissional pode se beneficiar dessa tecnologia.

O uso de aplicativos pode atingir diversas áreas, como conta Alessandra Romano, que trabalha na Rádio Estadão. “No caso do repórter de rádio, quando está fora da redação ele pode acessar dados, fazer e enviar gravações, ou consultar o melhor caminho até uma pauta”, relata a locutora. “São inúmeras possibilidades, desde que você saiba usar o aparelho”.

VEJA MAIS: Consultora da TV Globo comenta a relação de trabalho entre diferentes gerações

No caso dos profissionais de comunicação, o professor Mastrocola não acredita haver muita diferença no uso de aplicativos de outras áreas de atuação. “O que acontece é que muitos profissionais de comunicação estão desenvolvendo apps”, declara o professor, que ainda acrescenta que esses novos aplicativos podem ser um fator no crescimento do uso desses recursos por profissionais do ramo.

Um app feito para o público geral que pode ser muito útil para jornalistas na hora de tomar notas é o myMoleskine Foto:Divulgação
Um app feito para o público geral, que pode ser muito útil para jornalistas na hora de tomar notas, é o myMoleskine Foto:Divulgação

Para quem se interessa, segue uma lista de aplicativos úteis na vida de profissionais de comunicação. Para adquiri-los, basta ir à loja de aplicativos de seu smartphone e baixá-los (App Store, no caso do sistema iOs; Google Play, no caso do Android e Windows Store, no Windows Phone):

NOME

COMPATIBILIDADE

PREÇO

DESCRIÇÃO

Record My Call  Android Gratuito Grava suas ligações telefônicas direto no celular. Excelente para entrevistas.
Tape A Call Lite iOS Gratuito para 60 segundos de gravação. Para gravar mais é necessário atualizar para versão PRO, por USD 9,99 Grava suas ligações telefônicas direto no celular. Excelente para entrevistas.
myMoleskine iOS, Android Gratuito Bloco de notas digital. Excelente para tablets quando se tem a caneta para o dispositivo (permite anotar a mão, sem digitar)
Pocket Recorder Windows Phone Gratuito Gravador de áudio que também permite edição do arquivo
Pocket RecordPad iOS Gratuito Gravador de áudio de qualidade superior
HDR Camera Android Gratuito Aumenta a definição das fotos.
HDR FX iOS Gratuito Versão do HDR Camera para iPhone
Adobe Photoshop Express iOS Gratuito Photoshop clássico, em versão compacta.

Gabriela Beraldo (2º semestre de Jornalismo)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s