Marcio Moron fala sobre carreira no Jornalismo Esportivo e no Marketing

em

Victória Cansian (1º semestre)

Marcio Moron é jornalista pela FIAM-FAAM e formado em marketing pela ESPM, além de pós-graduado em administração e marketing na FGV. Começou sua carreira como estagiário na TV Record e chegou a ser chefe de redação da emissora. Foi coordenador de jornalismo do SBT e diretor da FOX Sports, responsável pela gestão da equipe. É diretor da LIX Comunicação desde 2000. Quando o assunto é o jornalismo esportivo, Marcio coleciona troféus: seis copas do mundo e diversas participações em grandes eventos e reportagens do meio, seja dentro ou fora do campo, sempre foi essa sua paixão.

A equipe do DONC entrevistou Moron após a palestra na Semana dos Cursos da ESPM-SP, que ocorreu no último dia 26, no auditório Victor Civita.

DONC – Quando o assunto é comunicação, você tem tanto a formação acadêmica bem desenvolvida, quanto a trajetória dentro do mercado de trabalho. Muitos jornalistas param na graduação. Como conciliar esses dois pontos durante a carreira?

Marcio Moron – Começar cedo, mesmo na faculdade você já deve tentar conciliar os dois, sei que é difícil, às vezes a pessoa tem que trabalhar para ter o sustento. Pode até ser não remunerado ou em outro horário, é importante buscar estágio. O segredo é estar no meio e claro, estudar muito, porque o jornalismo não para. Acho que esse é o segredo para se diferenciar dos demais.

DONC – Você tem passagem por grandes veículos, destaque para a FOX, inclusive.  Quais sãos os conselhos que você daria para quem busca um espaço no jornalismo, principalmente no esportivo?

Marcio Moron – Sair pedindo emprego (risos). Aparecer e se colocar à disposição, hoje eu acho que as redes sociais ajudam muito, você já pode começar a fazer algum trabalho nem que seja regional, na sua cidade, no seu bairro. É importante você ter uma rede social bem-feita, nem que seja simples, desde que tenha um conteúdo interessante, se torna um portfólio.

DONC – Qual é o maior marco da sua carreira até o momento? Aquele acontecimento que te lembra o porquê decidiu escolher a comunicação?

Marcio Moron – Trabalhar com jornalismo esportivo é uma coisa me dava muita satisfação, tenho 6 Copas do Mundo e  poder sair do meu país para ficar um ou dois meses trabalhando em um evento como esse é muito gostoso.

DONC – Você reportou grandes acontecimentos esportivos, como a já mencionada Copa do Mundo e Olimpíadas, quais eram os preparos antes de gravar ou entrar ao vivo? O frio na barriga é constante, você tem algum segredo?

Marcio Moron – Estudar e saber sobre o que está falando. A partir do momento em que se tem pleno conhecimento do que está acontecendo ali, o frio na barriga diminui um pouco, mas ele sempre irá acontecer. No ao vivo dá medo de errar porque nunca se sabe o que irá surgir ali, ou qual será a resposta do entrevistado. Mas quando você sabe do que fala, consegue administrar melhor essa adrenalina, ainda mais com tempo e experiência.

DONC – Você fala do jornalismo com muito carinho, por que decidiu ir para o marketing?

Marcio Moron – O marketing foi um complemento, quando eu estava no jornalismo, eu pensava que deveria estudar mais, então fui fazer a pós-graduação. Então hoje eu tenho esses dois braços, por exemplo. Mas a minha paixão mesmo é o jornalismo. O jornalista não pode parar, ele deve estudar, mesmo que sobre outras áreas porque é um complemento senão financeiro, ao menos de conhecimento.

O Marketing esportivo gera grandes chances de negócios, como você enxerga essa relação entre e consumo e esporte aqui no Brasil?

R: Eu acho que avançamos bastante, mas tem muita coisa para ser desenvolvida, ainda mais se olharmos pro mercado americano e europeu. Mas, se olharmos para o mercado sul-americano ainda estamos na frente de todos os outros países na área de marketing esportivo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s