Patrícia Monteiro, coordenadora de comunicação do VBSO Advogados, fala sobre sua carreira

em

Pedro Accorsi (1º semestre)

Patrícia Monteiro, coordenadora de comunicação do VBSO Advogados, concedeu entrevista ao Blog De Olho na Carreira (DONC). A jornalista falou sobre sua trajetória profissional e comenta como é trabalhar com comunicação corporativa. Confira:

DONC: Conte-me sobre sua trajetória profissional.

Entrei na faculdade de jornalismo em 2006 e já no segundo ano comecei a estagiar. Fiquei dois anos em uma revista feminina mensal e lá eu tinha muito contato com as assessorias de imprensa das marcas. Nessa época ainda não existiam as influenciadoras digitais, então as revistas eram veículos superimportantes para a divulgação de produtos e das marcas. E nisso me deu vontade de conhecer ‘o outro lado do balcão’, como a gente dizia. Então, ainda antes de me formar fiz um estágio em uma agência de assessoria de imprensa. Quando me formei fui efetivada lá. Depois passei por duas outras agências e tive a oportunidade de trabalhar com clientes de diferentes setores, desde marcas de cerveja, empresas de tecnologia, varejo, e aprendi muito com cada um. Até que minha chefe lá do primeiro estágio estava montando a equipe dela de comunicação dentro de um escritório de advocacia e me convidou para ir trabalhar com ela. Depois fui para outro escritório para criar a área de Comunicação do zero e agora já estou há seis anos trabalhando com Comunicação e Marketing Jurídico. Hoje eu trabalho em uma área que eu sequer conhecia quando entrei na faculdade.

DONC: Quais são os conhecimentos necessários para trabalhar nessa área?

Acho além dos conhecimentos técnicos, como os que a gente traz da faculdade, é importante buscar conhecer bem a área de atuação da empresa em que você irá trabalhar, entender quem são seus stakeholders e como se relacionar com cada um, conhecer seus concorrentes, o mercado, normas e leis específicas desse setor. No meio jurídico, por exemplo, os escritórios de advocacia e advogados devem seguir as regras da OAB que veda, entre outras coisas, publicidade ativa. E isso torna a área de comunicação ainda mais importante dentro dos escritórios buscando outras formas de divulgação. Dentro da Comunicação Corporativa, no meio jurídico ou não, há diversas frentes de atuação, comunicação interna, relacionamento com cliente, com investidores, com a imprensa, organização de eventos, produção de conteúdo…

DONC: Se você pudesse dar alguma dica para quem quer seguir carreira nessa área, qual seria?

Hoje em dia, além de ter os conhecimentos técnicos, ser atento, bem-informado, acho superimportante conhecer as novas tecnologias, saber usar as diferentes redes sociais que se tornaram instrumentos de comunicação estratégicos. Além de investir no desenvolvimento de soft skills, como inteligência emocional, liderança, criatividade, habilidades de comunicação. E desde o começo da carreira criar sua rede de contatos e deixar as portas abertas por onde passar.

DONC: Foi necessária alguma especialização para trabalhar no meio jurídico?

Uma especialização para o meio jurídico não, mas há cursos rápidos para se aprofundar em tarefas específicas como o preenchimento de rankings jurídicos e encontros dos profissionais da área que ajudam muito a conhecer o mercado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s