Empreender desde cedo pode ser o caminho para o sucesso

em

Lucas Tadeu (3º semestre)

A escolha da faculdade para um adolescente é um dos momentos mais difíceis que existem, pois essa decisão acarretará no que ele fará para o resto de sua vida, e isso afeta milhões de estudantes em todo o país. Se você já passou por isso, sabe que depois vem outros desafios, como conseguir experiência na área que se quer atuar. Para ganhar experiência, é importante investir em trabalhos extracurriculares nas áreas que você gosta. No jornalismo, por exemplo, você pode se especializar em arte e cultura ou política ou ainda esporte, entre outras tantas áreas.

Os alunos também podem participar em projetos empreendedores nas áreas em que desejam atuar ou se especializar, o que ajuda a ganhar experiência e a fortalecer o próprio currículo. Para os futuros jornalistas que gostam da área de rádio, fazer um podcast, por exemplo, pode ajudar em sua desenvoltura, aprender entonação até a edição de áudio. Outros que gostam de escrever podem criar um blog ou páginas nas redes sociais para divulgação, o que vai auxiliar em como você escreve, como vai apurar e tudo mais. Por fim, para quem quer um trabalho na TV, um canal no youtube ajuda a aprimorar como se portar na frente das câmeras, ter menos vergonha, fazer roteiro e edição.

O estudante de Jornalismo da ESPM-SP, Gustavo Zachary, de 19 anos, que tem uma página no Twitter sobre a NBA e NFL e também faz parte de um grupo de alunos que produz o podcast “Tabelando com a história”, que conta sobre momentos marcantes do futebol, fala da dificuldade em fazer esses projetos andarem. “Acho que o mais difícil é você se dedicar, produzir o conteúdo com carinho e ele não ter muita visibilidade. É algo que desmotiva um pouco, mas procuro pensar nos benefícios que a prática traz”, ressalta.

O futuro jornalista também fala da parte positiva de produzir esses conteúdos. “Ao criar o conteúdo, penso que além de ganhar experiência por praticar as teorias que aprendo na faculdade, eu consigo ampliar ainda mais meu portfólio”, explica.

Muitas vezes, esses projetos começam na faculdade e, mesmo não tendo continuidade depois, ajudam a formar a experiência do aluno. O jornalista Thales Silveira conta sobre a sua experiência, que começou nos estúdios da ESPM, em um projeto de rádio, chamado Lei de Murphy. O projeto consistia em um debate sobre a cultura pop, que envolvia filmes, músicas e outros assuntos correlatos. Thales explica que ele e os demais membros do grupo sempre pensaram em dar continuidade ao projeto depois de terminar a faculdade. O jornalista conta que o grupo se dedicava sempre para melhorar e levar isso para frente e disse que o programa até conseguiu parcerias. “Conseguimos parceria com o Cine Belas Artes. A gente fazia coberturas de eventos, chegamos até a entrar como imprensa em diversos lugares, e isso fez a gente crescer”, ressalta.

Em 2019, o grupo suspendeu o projeto por falta de tempo devido aos estágios e trabalhos extras. “Tivemos essa pausa porque não tínhamos tempo e estrutura para investir tudo que a Lei de Murphy precisava”. O projeto retornou este ano muito focado no Instagram, dirigido por Thales Silveira e Eduardo Mota, com um foco diferente.

Thales fala sobre a importância de tocar projetos pessoais e conseguir empreender na área de comunicação, principalmente dentro do jornalismo. “Empreender por si só já é difícil, e em jornalismo é mais complicado pois todos acham que podem dar informação e que ela está disponível em qualquer meio, então não posso cobrar por informações que a pessoa pode apenas usar o google para achar, isso torna tudo mais complicado”, alerta. “Nessa área, você tem que sempre se reinventar, tem que tentar coisas diferentes, ter um enfoque diferente. Empreender no jornalismo é desafiador, mas é fundamental, além de ser muito legal, pois se você gosta, você faz com vontade”, completa.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s