
Denise Gabrielle e Vitória Sanches – 1º semestre de Jornalismo
Juliana Goes começou sua carreira de comunicadora com seu canal no YouTube e no seu blog pessoal. Desde de sua infância, tinha o sonho e a ambição de trabalhar na televisão, além de possuir projetos autorais, como o lançamento do seu livro, que ocorrerá no meio deste ano. Formada em Jornalismo pela Universidade Católica de Santos (UniSantos), ela fez sua pós-graduação em Cinema, o que a auxiliou muito na sua atual atividade: youtuber.
Na produção de seu canal, Juliana conta com uma equipe formada por fotógrafo, editor e cinegrafista, apesar de ressaltar que aplica seus aprendizados em audiovisual quando necessário. Sua formação facilitou a comunicação com profissionais de outras áreas, já que ela passou a “falar a mesma língua” que eles. “Sei suprir alguma necessidade, editar, escrever uma pauta e me sinto uma profissional muito mais completa. Tudo o que eu aprendi eu aplico no meu trabalho hoje, todos esses conhecimentos foram utilizados”, disse a influenciadora digital à reportagem do DONC.
Quando questionada sobre seu interesse na área cinematográfica, a jornalista ressaltou seu desejo de ampliar seu conhecimento adquirido na faculdade, na tentativa de tornar-se mais auto suficiente no processo produtivo de seus materiais. A comunicadora aponta as mudanças ocorridas nos meios de comunicação nos últimos tempos e enxerga a revolução tecnológica e as novas plataformas como algo natural, desde que ocorra a manutenção do direito de liberdade de expressão.
Em relação a rapidez e a fluidez das informações, motivadas pelo dinâmico compartilhamento via redes sociais, reconhece a importância da veracidade e do questionamento do público: “Você pode ter mais informação hoje em dia, mas em contrapartida, nem sempre a informação que a gente recebe tem tanta credibilidade. As pessoas têm uma tendência de clicar no botão de compartilhar sem questionamento das fontes, sem o questionamento da informação em si”.