Blog de torcedoras dá voz às mulheres no jornalismo esportivo

em

O blog Futebol por Elas mostra que jornalismo esportivo também é lugar de mulher. Apesar de esportes ser vista como uma editoria com domínio masculino, as mulheres também fazem sucesso na área.

A equipe do DONC conversou com as escritoras Aline Dias, Kali Alves Dias e Vitória Souza, do Futebol Por Elas, visando entender melhor o protagonismo da mulher no jornalismo esportivo. Aline explicou que o principal objetivo do blog é dar voz às torcedoras.

“A maioria dos blogs que existem na internet não permitem ou não dão espaço para as mulheres. E isso é algo que incomoda muito, principalmente pelo pensamento machista que alguns homens ainda cultivam. Montar um blog apenas com mulheres não apenas reforça a nossa paixão, como também mostra que somos capazes de trabalhar com o esporte”, disse Aline.

Quando se pensa em jornalismo esportivo, a primeira ideia que temos é a de narradores e comentaristas homens. Raramente as mulheres assumem esse papel principal na transmissão. Mas isso não é suficiente na opinião das blogueiras.

“Durante a Copa eu assisti com mais frequência o rosto de alguns jornalistas, que para a minha pessoa são grandes profissionais, Gabriela Moreira e a Fernanda Gentil. Nesse momento, tive a ingenuidade de pensar que o trabalho feito por mulheres seria mais valorizado e que elas teriam um espaço maior nos programas esportivos. Elas têm um espaço, mas não é o espaço que ainda merecemos”, desabafou Kali.

O sexismo e o machismo são coisas que estiveram presentes na trajetória do blog. A colunista Vitória Souza relembrou uma história.

“Na época eu ainda estudava. logo no comecinho do blog, então fiz o post e fui me arrumar para a aula. Quem me avisou do ocorrido foi uma das colunistas. O guri tinha comentado em quase todos os textos, insultando as meninas, falando que elas não sabiam de nada, que estavam ali para aparecer. Foi uma situação bem complicada”.

Apesar desses detalhes, sites como o Futebol Por Elas têm ficado cada vez mais populares. O blog possui mais de 170 mil curtidas no Facebook e uma conta no Twitter com mais de 3 mil seguidores.

 Carolina Faria – 1º semestre de Jornalismo

 e Bruna Masculi – 4º semestre de Jornalismo

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s