Professores destacam importância da formação multimídia para jornalistas

em

Em entrevistas ao DONC, dois professores falaram sobre a importância do jornalismo multimídia. André Deak, que dá aulas de jornalismo na ESPM, vê nessa atividade a salvação dos profissionais da área atualmente. Rodrigo Crissiuma, professor de multimídia na ETEC Jornalista Roberto Marinho, considera o jornalismo multimídia o futuro da profissão.

Deak falou sobre novas formas de passar informação. Ele defende a utilização de novas linguagens de comunicação na prática do jornalismo, como por exemplo o videogame, redação publicitária e arte. O professor falou também sobre a segmentação de conteúdo, utilizando a teoria da Cauda Longa.

“Você tem nichos muito específicos que abrangem um público maior. Antes você tinha algumas editorias no jornal, hoje na internet você tem tudo sobre todos os assuntos. Chama-se Cauda Longa porque se você somar todos que fogem do mainstream, o alcance desse público é muito maior”.

Ele contou que sua dissertação de mestrado foi sobre as novas funções do jornalista e que entrevistou várias pessoas que trabalham com base de dados, infografia e games. Com esse trabalho ele concluiu que para essas pessoas existe mercado de trabalho, e para outras não. “Elas são o diferencial”, disse. O professor ainda deu dicas de cursos para quem pretende se especializar em jornalismo multimídia: pós-graduação na ESPM, curso online da Universidade de Harvard (em inglês) e um curso online no Incuba.

Para Rodrigo Crissiuma, da ETEC Jornalista Roberto Marinho, cada vez mais tem sido exigido do jornalista o domínio de funções como edição de imagem e vídeo. Ele citou a comunicação empresarial como exemplo de área que valoriza essas habilidades.

“As empresas têm pedido por jornalistas que tenham aptidão em design, que saibam tratar uma foto no Photoshop, editar um vídeo, fazer um infográfico – mas que tenham uma escrita boa”.

Crissiuma destacou também as houses, pequenas empresas que administram conteúdo para redes sociais, startups que têm crescido muito nessa área. Como sugestão para especialização, ele indicou o curso de comunicação multimídia da FAPCOM.

Carolina Faria – 1º semestre de Jornalismo

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s