Agência Lupa oferece curso gratuito de checagem de fatos

em

Nos dias 7 e 8 de outubro, em São Paulo, a Agência Lupa promoverá uma oficina gratuita de checagem de fatos para universitários de qualquer curso e profissionais de comunicação.

Com o apoio do Facebook, CBN, Catraca Livre e revista Piauí, a iniciativa da agência especializada em checagem de dados será muito prática. Vai apresentar a história do fact-checking (termo em inglês para checagem de dados), a metodologia do trabalho, as principais bases de dados do país, as novas tecnologias para apurar notícias falsas.

Serão dois workshops, divididos em até 14 pessoas cada. Mas para participar será feita uma seleção dos candidatos interessados. Um será apenas para estudantes universitários de cursos variados, e o outro será exclusivo para profissionais de comunicação do Brasil inteiro. Além disso, 18 das 28 vagas são destinadas a pessoas de fora do Estado de São Paulo que terão transporte e hospedagem custeados pelos organizadores.

As oficinas terão quatro horas de duração cada e serão realizadas nos dias 7 e 8 de outubro, das 8h às 12h, no Colégio Dante Alighieri (alameda Jaú, 1.061, São Paulo). Elas farão parte do Festival Piauí Globonews de Jornalismo, que acontecerá nos mesmos dias. Para ter acesso ao festival é preciso comprar o ingresso.

As inscrições poderão ser realizadas até as 10h do dia 17 de setembro. Estudantes universitários devem ser inscrever neste link. Profissionais de comunicação devem fazer sua inscrição aqui.

Os interessados no curso gratuito devem observar algumas regras:

  • Não aderir a outra oficina presencial de checagem disponibilizada pela agência
  • Os participantes devem se comprometer a estar na data pré-definida e arcar com as despesas de alimentação
  • Além de preencher o formulário de inscrição, os participantes devem responder duas questões que serão avaliadas de acordo com a clareza e objetividade das respostas
  • As pessoas que participarão da oficina gratuita não terão acesso ao festival Piauí Globonews de jornalismo. Caso os participantes queiram ter acesso as palestras do festival receberão por e-mail um código que garantirá desconto numa eventual compra de ingressos no evento.

A Agência Lupa

Fundada em 2015, a Lupa se apresenta como a primeira agência brasileira de jornalismo a checar os fatos a partir de uma metodologia. No trabalho de checagem a agência diz seguir metodologia que inclui ler tudo o que foi publicado sobre o assunto, usar bancos de dados oficiais, usar a Lei de Acesso à Informação, ir a campo e falar com especialistas.

Kaique Vieira e Lucas de Abreu (2º semestre)

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s