Profissionais dizem como o coaching pode ajudar jovens jornalistas

em

Em princípio o termo “coaching” designava-se ao processo em que um determinado professor particular ou tutor auxiliava seu aluno, o “coachee” a se preparar para alguma prova. Posteriormente, referia-se ainda a treinadores de cantores, atores e também a atletas. Embora seja um termo bem usual nos dias de hoje, ainda há muita incompreensão sobre o processo.

Diante de algumas dúvidas sobre o assunto, uma das mais comuns é os interessados esperarem que o “coach” seja também um terapeuta. Segundo a coach Ana Beatriz Patrício, ainda que ambos tenham o foco no desenvolvimento da pessoa, a terapia trata da resolução de problemas originários no passado e que influenciam o paciente no presente, enquanto o coaching foca em objetivos no futuro.

“O coaching trabalha mais com o aqui e o agora, enquanto a terapia aprofunda questões de passado, o que aconteceu que fez com que a pessoa apresente determinado ponto a ser melhorado”, diz Ana Beatriz.

Trabalho em equipe

O coaching de carreira é geralmente realizado individualmente. Porém há uma modalidade específica em que são trabalhadas questões em grupo. Essa técnica pode desenvolver o trabalho em conjunto no ambiente de uma redação de um veículo de comunicação, por exemplo.

“Existe uma modalidade dentro do coaching de carreira quando eu quero fortalecer as características de uma equipe”, afirma Ana Beatriz. Esse mecanismo traz previamente a identidade de um grupo, por intermédio de uma avaliação minuciosa das características marcantes bem como as habilidades e deficiências de um time.

A coach destacou a importância da comunicação assertiva e do relacionamento interpessoal, que pode ser trabalhado por meio de dinâmicas. No caso do coaching em grupo é utilizada, por exemplo, a aprendizagem vivencial, que promove maior sinergia em uma equipe por meio de atividades como a dramatização e a competição.

A competência de comunicação pode ser desenvolvida de diversas maneiras, em que as pessoas compartilham de uma situação em que o professor dá o mesmo estímulo aos participantes.

Autoconhecimento

Dessa maneira, afirma Ana Beatriz, o jovem que deseja cursar jornalismo pode fazer uma autorreflexão para verificar se tem afinidade ou não com a profissão, de modo que o treinador não interfere diretamente na decisão, mas sim auxilia a pessoa a pensar o que ela pretende ser na vida.

Na modalidade de coaching de carreira, são apresentadas ao participante as características da profissão de jornalista, bem como as habilidades necessárias, além de um processo de autoconhecimento.

A gerente de RH e coach Brenda Donato, que lida diariamente com jovens, explica a relevância do processo. “ Muitos jovens têm dificuldade de se perceber e entender quais escolhas deseja fazer para a vida profissional. Quando você entra em um processo coaching de carreira, você tem a oportunidade de refletir efetivamente sobre suas habilidades e potenciais e em que área de atuação essas habilidades se encaixariam de forma mais efetiva”.

Entrevista

Além disso, a maneira de se portar em uma entrevista de emprego, algo que normalmente gera uma certa ansiedade nos jovens, pode ser aprimorada com dicas para promover maior confiança. “ As consultorias às vezes pedem para assistir vídeos específicos, treinam o fazer a entrevista (simulação) e uma série de dicas”, diz Ana Beatriz.

Os custos do procedimento variam entre pessoa física e jurídica, segundo a coach. Em média cada sessão para pessoa física tem o custo de R$ 500. Normalmente o processo tem a duração de dez a 12 sessões. Para pessoa jurídica, o valor dobra para R$ 1.000. Diante da popularização do serviço, é preciso cautela para escolher um bom profissional. Ana Beatriz destaca que é imprescindível analisar o perfil e currículo do coach antes de optar por um.

Kaique Vieira – 2º semestre de Jornalismo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s