Curso treina estudantes para atuar em Jornalismo em Conflitos Armados

O Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) em parceria com a Oboré e o Instituto de Pesquisa, Formação e Difusão em Políticas Públicas e Sociais (IPFD) realizará em 2017 a 16ª edição do Curso de Informação sobre Jornalismo em Situações de Conflito Armado e outras Situações de Violência. As inscrições para o curso, voltado para estudantes universitários, começaram em 9 de maio, vão até o dia 4 de julho e devem ser feitas pelo site da Oboré.

Os eventos reúnem jornalistas, juristas, militares e policiais para falar sobre normas internacionais aplicáveis em situações de conflito armado, além de outras situações de violência, sobre o trabalho da imprensa no contexto e apresentar ações humanitárias do CICV.

Seleção

 Os interessados devem preencher a ficha de pré-inscrição até 4 de julho. No dia 8 de julho, às 10h, durante a primeira confraternização, com a presença de Lorenzo Caraffi, chefe da delegação regional do CICV em países da América do Sul, ocorrerá a seleção dos 20 participantes, estudantes de graduação em Comunicação Social que tenham interesse na área. Os candidatos farão um teste para avaliar o perfil e identificar quem poderá ter melhor aproveitamento do curso.

O curso

Os encontros ocorrerão aos sábados, de 29 de julho a 26 de agosto, em São Paulo. Em cada reunião acontecerá uma palestra, de aproximadamente 40 minutos, com um convidado e depois uma entrevista coletiva. Ao final dos encontros, os participantes produzem uma reportagem, com orientação individual. Nesta edição, os conferencistas serão Gabriel Valladares, assessor jurídico do CICV, Erich Meier, responsável técnico do Programa com as Forças Policiais e de Segurança do CICV, e o jornalista Yan Boechat.

Reembolso

No ato da matrícula, os participantes deverão entregar um cheque de R$ 937,00 (um salário mínimo) e assinar um acordo de reembolso. O cheque não será descontado se o estudante participar de todos os encontros, redigir um texto jornalístico ao final de cada reunião, agendar e comparecer a um atendimento individual com a coordenação pedagógica e publicar um texto sobre o tema em veículo com editor responsável.

Experiência

Ruam Oliveira, jornalista formado em 2015 pelo Mackenzie, contou ao DONC que soube do curso por um professor e se inscreveu para a edição de 2014. Oliveira achou o método do curso surpreendente. “A questão de precisarmos estudar antes de ir para a aula é realmente fascinante”, afirma. O participante acrescentou, ainda, que a experiência foi bastante positiva, porém, por ser em um curto período de tempo, achou complicado conciliar as leituras necessárias com as aulas da graduação.

“Vez ou outra acabo retornando ao que aprendi lá para desenvolver alguma matéria ou reportagem”, destacou. Além disso, o jornalista acredita que todos os ensinamentos do curso são válidos, pois são práticos e podem ser levados para toda a vida profissional, mesmo para quem trabalhe em diferentes áreas do jornalismo.

Inscrição

Para se inscrever basta entrar no site da Oboré.

Programação

Encontro de Confraternização e Seleção

8 de julho, 10h00

Local: Auditório Vladimir Herzog do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo

Rua Rego Freitas, 530 – sobreloja – Vila Buarque, São Paulo – SP

Apresentação de Lorenzo Caraffi, chefe da delegação regional do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV)

Entrevistas Coletivas

Local: Centro Cultural José Marques de Melo – Intercom

Rua Joaquim Antunes, 711 – Pinheiros – São Paulo – SP

 

29 de julho | 9h às 12h e das 13h às 16h

Introdução ao direito aplicável nos conflitos armados

Gabriel Valladares, assessor jurídico do CICV

 

5 de agosto | 9h às 13h

Normas internacionais aplicáveis à função policial no uso da força e de armas de fogo

Erich Meier, responsável técnico do Programa com as Forças Policiais e de Segurança do CICV

 

12 de agosto | 9h às 13h

Cobertura da imprensa brasileira de conflitos armados e outras situações de violência

Yan Boechat, jornalista

 

26 de agosto | 10h30 às 14h

Encontro de avaliação e entrega de certificado

Lorenzo Caraffi

 

Guilherme Soria – 1º Semestre de Jornalismo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s