O Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) em parceria com a Oboré e o Instituto de Pesquisa, Formação e Difusão em Políticas Públicas e Sociais (IPFD) realizará em 2017 a 16ª edição do Curso de Informação sobre Jornalismo em Situações de Conflito Armado e outras Situações de Violência. As inscrições para o curso, voltado para estudantes universitários, começaram em 9 de maio, vão até o dia 4 de julho e devem ser feitas pelo site da Oboré.
Os eventos reúnem jornalistas, juristas, militares e policiais para falar sobre normas internacionais aplicáveis em situações de conflito armado, além de outras situações de violência, sobre o trabalho da imprensa no contexto e apresentar ações humanitárias do CICV.
Seleção
Os interessados devem preencher a ficha de pré-inscrição até 4 de julho. No dia 8 de julho, às 10h, durante a primeira confraternização, com a presença de Lorenzo Caraffi, chefe da delegação regional do CICV em países da América do Sul, ocorrerá a seleção dos 20 participantes, estudantes de graduação em Comunicação Social que tenham interesse na área. Os candidatos farão um teste para avaliar o perfil e identificar quem poderá ter melhor aproveitamento do curso.
O curso
Os encontros ocorrerão aos sábados, de 29 de julho a 26 de agosto, em São Paulo. Em cada reunião acontecerá uma palestra, de aproximadamente 40 minutos, com um convidado e depois uma entrevista coletiva. Ao final dos encontros, os participantes produzem uma reportagem, com orientação individual. Nesta edição, os conferencistas serão Gabriel Valladares, assessor jurídico do CICV, Erich Meier, responsável técnico do Programa com as Forças Policiais e de Segurança do CICV, e o jornalista Yan Boechat.
Reembolso
No ato da matrícula, os participantes deverão entregar um cheque de R$ 937,00 (um salário mínimo) e assinar um acordo de reembolso. O cheque não será descontado se o estudante participar de todos os encontros, redigir um texto jornalístico ao final de cada reunião, agendar e comparecer a um atendimento individual com a coordenação pedagógica e publicar um texto sobre o tema em veículo com editor responsável.
Experiência
Ruam Oliveira, jornalista formado em 2015 pelo Mackenzie, contou ao DONC que soube do curso por um professor e se inscreveu para a edição de 2014. Oliveira achou o método do curso surpreendente. “A questão de precisarmos estudar antes de ir para a aula é realmente fascinante”, afirma. O participante acrescentou, ainda, que a experiência foi bastante positiva, porém, por ser em um curto período de tempo, achou complicado conciliar as leituras necessárias com as aulas da graduação.
“Vez ou outra acabo retornando ao que aprendi lá para desenvolver alguma matéria ou reportagem”, destacou. Além disso, o jornalista acredita que todos os ensinamentos do curso são válidos, pois são práticos e podem ser levados para toda a vida profissional, mesmo para quem trabalhe em diferentes áreas do jornalismo.
Inscrição
Para se inscrever basta entrar no site da Oboré.
Programação
Encontro de Confraternização e Seleção
8 de julho, 10h00
Local: Auditório Vladimir Herzog do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo
Rua Rego Freitas, 530 – sobreloja – Vila Buarque, São Paulo – SP
Apresentação de Lorenzo Caraffi, chefe da delegação regional do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV)
Entrevistas Coletivas
Local: Centro Cultural José Marques de Melo – Intercom
Rua Joaquim Antunes, 711 – Pinheiros – São Paulo – SP
29 de julho | 9h às 12h e das 13h às 16h
Introdução ao direito aplicável nos conflitos armados
Gabriel Valladares, assessor jurídico do CICV
5 de agosto | 9h às 13h
Normas internacionais aplicáveis à função policial no uso da força e de armas de fogo
Erich Meier, responsável técnico do Programa com as Forças Policiais e de Segurança do CICV
12 de agosto | 9h às 13h
Cobertura da imprensa brasileira de conflitos armados e outras situações de violência
Yan Boechat, jornalista
26 de agosto | 10h30 às 14h
Encontro de avaliação e entrega de certificado
Lorenzo Caraffi
Guilherme Soria – 1º Semestre de Jornalismo