Mari Palma, do G1 em 1 Minuto, conta sobre inovação no jornalismo da TV

em

A jornalista Mariana Palma esteve na ESPM no último dia de 12 de abril, durante a Semana de Jornalismo.  A apresentadora do G1 em 1 Minuto, da Rede Globo, contou sobre sua trajetória e rotina de trabalho na maior rede de televisão do país.

Mariana entrou para a emissora como estagiária em 2006, quando ainda cursava o segundo ano de Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. Ela permaneceu no estágio até 2008 e foi contratada como funcionária efetiva. Durante os anos de faculdade, quando já trabalhava, ela contou que teve que abdicar de vários momentos pessoais, como os feriados em família e as festas universitárias, para se dedicar totalmente à carreira.

Na Globo, ela começou no Globo Vídeo Chat, depois foi para o G1 e logo após para o site do Bem Estar. Nesse período ela diz que procurou sair da sua zona de conforto e aprender o máximo possível, não só na sua função de escrever textos, mas manusear câmeras, editar vídeos e fotos, entre outras coisas que complementavam suas tarefas. Ela acredita que essa proatividade foi o que fez a diferença e que é capaz de dar destaque no estágio e no trabalho também.

Em 2014, surgiu para Mari a oportunidade de estrear na televisão em um novo quadro chamado G1 em 1 Minuto, em que as principais notícias do dia são dadas em um curto espaço de tempo. A jornalista foi chamada para o programa após falar com um superior sobre seu interesse em trabalhar com vídeos. “Não tenham medo de falar, o legal é se posicionar”, aconselhou aos estudantes.

A estreia do programa só ocorreu em 2015, após seis meses de treinamento, que deu ao programa o formato que tem atualmente. O treinamento incluía testes com câmeras, falas e vestimentas. Mari conta que imaginava algo no molde mais tradicional e se surpreendeu com o tom informal do quadro, com a liberdade de usar roupas despojadas, piercings, tatuagens e uma linguagem mais descontraída.

Esse novo estilo, nunca adotado pela Globo anteriormente, tem o objetivo de demonstrar uma visão diferente do jornalismo para os telespectadores, mas ao mesmo tempo recebeu críticas do público mais tradicional. Para Mari, esse modelo traz esperança para os jovens que não desejam trabalhar com algo tão formal. Porém, ela também acredita que ainda há muito para evoluir. “Tem muito para melhorar, ainda dá para fazer um jornalismo ainda mais leve, mas acho que dá para trazer a linguagem de internet pra TV”, declarou.  E ainda complementou: “Não só eu que vou fazer isso, todo mundo da nossa idade, que está saindo da faculdade com a cabeça cheia de ideias, tem espaço para tudo isso”.

Outra dica é estar aberto a novos caminhos. Ela conta que queria atuar em jornalismo esportivo, mas durante seu estágio criou interesse em outras áreas como medicina, quando trabalhou no programa Bem Estar, e moda, quando começou a cobrir eventos como SPFW. Chegou até a fazer uma pós-graduação em moda na faculdade Belas Artes.

Sobre sua rotina diária, Mari contou que chega à Globo de manhã para selecionar as notícias que serão dadas e as fotos que serão exibidas. Ela mesma escreve seu texto e procura entender sobre o assunto que será noticiado. Mari aconselha os estudantes a estarem sempre preparados para imprevistos que podem ocorrer ao vivo.

Para os jovens que desejam atuar na mesma área, Mari orienta que se mostrem dispostos e interessados, que mantenham a mesma seriedade todos os dias e que não criem expectativas de que o jornalismo é uma carreira fácil, ressaltando que a pratica é o melhor modo de aprender. Também citou as inseguranças de quando estava na faculdade, pensando até em desistir do curso, mas decidiu priorizar seu sonho de ser jornalista. Ela acredita que o aconteceu com ela foi uma mistura de sorte e competência. Para o futuro da carreira, a jovem deseja crescer muito e continuar na televisão e também pretende fazer uma pós-graduação em roteiro e escrita criativa.

O quadro G1 em 1 Minuto vai ao ar nos dias da semana durante a programação da Globo.

Giovanna Dagios e Julia Morita (1º semestre de Jornalismo)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s