Ex-alunos da ESPM-RJ criam o primeiro modelo de startup de descontos gastronômicos no país

Startup online concede de 30 a 50% em diversos restaurantes pelo Brasil. Foto: Divulgação
Startup online concede de 30 a 50% em diversos restaurantes pelo Brasil. Foto: Divulgação

Criado por dois empresários e ex-alunos da ESPM-RJ, junto com um dinamarquês, o ChefsClub é uma startup com novo conceito no Brasil. A promessa de criar uma rede de relacionamento entre cliente e restaurante já é muito comum em países desenvolvidos, como a própria Dinamarca. Foi assim que Fabrizio Serra – mais conhecido como “o gringo”– largou seu mestrado e se dedicou a empreender.

Como esse modelo de startup já existia na Europa, o país escolhido foi o Brasil. “Escolhemos aqui por ser uma economia emergente e de não haver qualquer outro modelo do tipo”, afirma Claudio Mello, gerente de vendas da empresa. A principal função do player é conceder descontos de 30 a 50% em restaurantes cadastrados nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Goiânia, Curitiba, entre outras grandes metrópoles brasileiras. Para isso, basta pagar uma anuidade de R$ 149 e usufruir dos serviços gastronômicos.

Desafios

O gerente de vendas da ChefsClub, Claudio Mello, disse em entrevista que foi um desafio criar um novo modelo de negócios no Brasil em 2012, quando as startups ainda nem estavam em alta. “Na época que criamos ainda não existia a cultura da compra coletiva”, lembrou. Para ele, a burocracia brasileira atrapalha muito os empreendedores. “Desde a abertura de um CNPJ até fechar a empresa são sempre grandes desafios”.

Empreendedorismo

Claudio disse que empreendedorismo é tirar uma ideia do papel e executá-la, com pessoas qualificadas trabalhando com você. “Empreender é buscar seu sonho”, afirma Mello. Ainda, segundo ele, empreender não é necessariamente abrir uma empresa. “Você pode empreender dentro da empresa que está trabalhando, com uma nova ideia. Isto vai do básico a milhões de variáveis diferentes”.

Escolha dos restaurantes

O processo de escolha dos estabelecimentos que concederão os descontos é realizado pelos próprios fundadores da ChefsClub e Mello conta que o primeiro passo é identificar se o restaurante tem interesse. Depois, é a ida ao lugar para conversar com o proprietário e entender quais são as necessidades do local. “A maior parte do nosso time são pessoas especializadas em gestão em restaurantes”. Para ele, o relacionamento ChefsClub com os restaurantes são bem sustentáveis, tornando-se, assim, uma porta de entrada para outros restaurantes que querem aderir ao programa.

Dica aos novos empreendedores

Para Claudio, os novos empreendedores precisam buscar coisas novas e nunca se acomodar. “Às vezes as pessoas ficam com medo e incertezas. No Brasil é muito comum a população preferir ter salário e uma estabilidade no emprego do que não ganhar nada inicialmente e ter uma participação numa empresa, mesmo com potencial para ganhar bem melhor posteriormente”, aponta Mello.

Guilherme Miletta (2º semestre de Jornalismo)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s