
Os alunos de jornalismo da ESPM-SP receberam o editor executivo da Carta Capital, José Antônio Lima, para um bate-papo.
O jornalista falou sobre questões do mercado de trabalho e contou sobre sua vida profissional e as empresas pelas quais passou antes de atuar na Carta Capital. Destacou ainda a escassez nas redações, que estão cada vez mais enxutas devido à crise econômica que o país está passando, fazendo com que os veículos de comunicação também sejam afetados.
Lima é formado há mais de dez anos em jornalismo e escolheu essa profissão porque entende que é uma forma de mudar o mundo, além de contribuir para melhorar o Brasil. Ele trabalhou em diversos veículos de comunicação e por algum tempo atuou fora do país para cobrir eventos, como a Primavera Árabe e a Copa do Mundo na África do Sul.
No meio do bate-papo, os alunos fizeram perguntas e, quando questionado sobre o que seria um diferencial para entrar em uma empresa, Lima respondeu que é extremamente importante ter um bom texto, estar atento às palavras e ter dedicação ao trabalho. Ressaltou também que o curso de focas que fez no Estadão foi uma porta de entrada para o mercado de trabalho.
O editor da Carta Capital encerrou dizendo que existem rivalidades entre as editorias, especialmente por causa dos setores de atuação e de suas publicações em jornais e revistas, mas que isso não influencia na produção das notícias.
Nathalia Monteiro (1º semestre de Jornalismo)