Estágios em grandes empresas de comunicação: Na Mídia Impressa

Arte: Beatriz Consolin (2º semestre de Jornalismo)
Arte: Beatriz Consolin (2º semestre de Jornalismo)

Vagas de estágio em grandes empresas de comunicação são o que os estudantes mais procuram. No caso das mídias impressas, essas instituições oferecem um vasto campo de atuação, ambiente para experiências profissionais e abertura de portas para o início de uma carreira promissora. Pensando nisso, o De Olho na Carreira conversou com alunos da ESPM-SP que fazem estágio em empresas influentes da área e recrutou informações úteis para aqueles que pretendem estagiar.

A jornalista Paula Saviolli conseguiu um estágio na Folha de S. Paulo. Tudo começou quando ela viu um anúncio no jornal de contratação de novos estagiários e resolveu dar uma chance. Paula conta que era preciso enviar seu currículo junto a um texto explicando sua motivação para trabalhar na Folha. Aprovada, ela foi convocada para uma prova que é dividida em conhecimentos gerais ou específicos de uma editoria e um teste de perfil sobre suas opiniões, críticas e vontades. O terceiro passo foi uma entrevista com o responsável da seção de Treinamento com um profissional da Secretaria da Redação. Paula afirma que as entrevistas são curtas pois os avaliadores já sabem exatamente o que perguntar. “No meu caso foi assim: entrei na sala e as entrevistadoras estavam com algumas perguntas da minha prova circuladas e prontinhas para serem questionadas, não durou cinco minutos”, diz a estudante. O resultado desse processo saiu em menos de uma semana. Assim, Paula recebeu uma ligação informando sua aprovação. Ela conta que “sem saber de salário nem horário, aceitei na hora”.

A aluna de jornalismo, Mariana Benvenido, iniciou no processo seletivo da Editora Globo em agosto de 2013, fazendo uma inscrição pelo site Vagas. A primeira etapa foi um teste online com conteúdo de português, inglês e conhecimentos gerais. Aprovada, Mariana participou da segunda etapa dentro da Editora, com aproximadamente 20 participantes. Foi aplicada outra prova com uma redação e depois, “a parte mais engraçada” segundo a estudante, uma dinâmica em grupo para se apresentar alegoricamente como uma pizza. Na etapa seguinte, os candidatos aprovados se apresentaram para os gestores da empresa e elaboraram uma pauta em grupos.

Apenas em novembro a Editora Globo entrou em contato com Mariana a convocando para a entrevista final, que foi direcionada para a revista em que ela iria estagiar. As principais questões foram seus motivos para cursar jornalismo, seus gostos e interesses. A estudante também contou ao De Olho na Carreira que o estágio é um complemento de tudo que aprendeu em aula. “Tudo que aprendi na ESPM consegui pôr em prática no trabalho”, afirma.

Isabella Sarafyan (3º semestre de Jornalismo)

Rafaela Ribeiro (2º semestre de Jornalismo)

+ Você se interessa mais por um estágio em televisão? Veja os depoimentos de quem trabalha por trás das câmeras aqui.

+Quer saber mais detalhes sobre os processos seletivos em grandes veículos de comunicação? Clique aqui e assista ao vídeo.

2 comentários Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s