Mílton Jung fala sobre a crise no jornalismo e os desafios enfrentados na profissão

Mílton Jung é convidado especial para Aula Magna de Jornalismo na ESPM-SP e fala sobre a crise do jornalismo. Foto: Fernando Turri
Mílton Jung é convidado especial para Aula Magna do curso de jornalismo da ESPM-SP e fala sobre a crise da área. Foto: Fernando Turri

Mílton Jung, jornalista e âncora da rádio CBN, foi o convidado da Aula Magna do curso de Jornalismo da ESPM-SP. A palestra, que ocorreu no início de março, teve como tema central a crise no jornalismo e as oportunidades que emergem nesse cenário. Ao final, o jornalista conversou com os repórteres do De olho na Carreira sobre a relação entre o jornalismo e o empreendedorismo nos dias de hoje.

“Oba! O jornalismo está em crise”, disse Jung ao se referir às oportunidades que tal situação gera para os profissionais da área. Jung comenta que os veículos de comunicação tiveram de se reinventar para manterem-se firmes nessa crise. Usou como exemplos pessoas que souberam o momento certo de empreender. Como o caso de Renê Silva, que criou um jornal através da internet chamado Voz das Comunidades. Através dele, o jornalista se tornou conhecido por divulgar histórias reais, retratadas de dentro do Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro.

Durante a aula, Jung ressalta a necessidade de sempre ouvir os dois lados da história. “Nós, jornalistas,  somos capazes de mudar o mundo e somos pagos para desconfiar sempre”, afirma.

Jornalismo x Empreendedorismo

O apresentador da CBN também preza muito pelo jornalismo inovador: “Cada vez mais o jornalista tem que ser um empreendedor”, explica. Para ele, o profissional não deve depender apenas das grandes empresas de comunicação, pois desse modo não haverá vagas para todos. “O jornalista tem que ter uma visão empreendedora para poder desenvolver o seu trabalho” afirma Jung.

Ouça abaixo um pouco mais sobre a relação entre jornalismo e empreendedorismo.

A Escolha profissional

“Depois que entrei, me convenci que era o melhor caminho, por isso estou há 30 anos” conta o jornalista.

 

Dificuldades encontradas no caminho profissional

Jung lembra a época em que o estágio não era tão disputado como hoje e conta que conseguiu seu primeiro emprego com a influência e a indicação de seu pai.

Conselho para novos jornalistas

No áudio abaixo, Jung fala um pouco mais sobre a importância da comunicação para os profissionais de qualquer área, dá conselhos aos novos jornalistas e aos que estão em dúvida na carreira.

“A comunicação vai ser importante pra você em todos os segmentos que for seguir”, afirma Mílton Jung.

Guilherme Miletta (1º semestre de Jornalismo)

Thais Gianna (4º semestre de Jornalismo)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s