Incubadoras de negócios investem em ideias empresariais de alunos

As jovens empreendedoras Gabriela e Isabela, donas Lif Consultoria Foto: Ana Carolina Alves
As jovens empreendedoras Gabriela e Isabela, donas da Lif Consultoria Foto: Ana Carolina Alves

Você já ouviu falar sobre incubadoras de negócios? É um programa institucional que auxilia o pequeno empreendedor a implementar e expandir o seu negócio. As incubadoras oferecem toda estrutura que uma empresa precisa, como uma secretária, salas, telefones e outras utilidades.

Um exemplo é a Incubadora de Negócios da ESPM–SP, coordenada pelos professores doutores Letícia Menegon e José Eduardo Balian. A incubadora permite que alunos, ex alunos e empreendedores, transformem o desejo de ter o próprio negócio em realidade.

A incubadora privilegia os alunos de graduação e pós-graduação matriculados na faculdade. O empreendedor pode utilizar a estrutura física e os serviços administrativos de apoio, sem qualquer custo.

A estudante Graziela Cartezani, aluna do curso de Administração, possui uma empresa de produtos sensuais, a Inrouge. Cartezani acredita que fazer parte de um projeto como esse traz muitos benefícios para os novos empreendedores, como a possiblidade de ter a mentoria de professores. “É legal participar da incubadora porque diminui as chances de você fazer coisas erradas”, comenta.

As sócias Gabriela Pereira e Isabela Taccolini, formadas em Publicidade e Propaganda, que comandam a Lif Consultoria, uma empresa especializada em social media, reconhecem os benefícios de ter uma empresa incubada. “Para mim, o maior benefício da incubadora é ter um espaço físico para você trabalhar de graça”, afirma Gabriela. “Faz muita diferença você trabalhar em casa, a produtividade é bem menor”, completa Isabela.

A coordenadora de gestão e relacionamento da Incubadora, Letícia Menegon, explica como é o processo para os empreendedores que desejam participar, “o aluno precisa se inscrever, montar um projeto que será publicado na página da incubadora, só depois deve apresentar o seu projeto. As melhores ideias serão selecionadas”.

Letícia ainda explica que o prazo máximo para as empresas ficarem incubadas é de um ano e meio, mas que esse tempo pode ser postergado dependo do setor em que a empresa se encontra. A capacidade máxima da incubadora é de dezesseis empresas.

Incubadora de Negócios da ESPM-SP

Endereço: Rua Domingos de Moraes, 1414 – Vila Mariana, São Paulo

Telefone: (11) 5085.6709

Horário de funcionamento: Segunda a sexta das 9h às 18h

Ana Carolina Alves (2º semestre de Jornalismo)

Tainá Valadares Nunes (3º semestre de Jornalismo)

Deixe um comentário