Alunos da ESPM-SP assistem à palestra sobre programa de imersão no jornalismo internacional

Na quarta-feira da semana passada (11/03), a coordenadora do programa ”Jornalismo Sem Fronteiras”, Cláudia Rossi, apresentou o projeto na ESPM-SP. Ela o definiu como “uma imersão no universo de um correspondente internacional”. O programa consiste em uma viagem de nove dias para Buenos Aires, ela se inicia no dia 5 de julho e termina dia 13. Podem participar estudantes de jornalismo em qualquer semestre e também recém-formados.

Em sua apresentação, Cláudia falou sobre as diferenças entre fotografia e fotojornalismo, a importância de ser um profissional multifuncional nos dias de hoje e contou sobre as oficinas que serão realizadas pelos alunos participantes antes de embarcarem no programa. São quatro no total e tratam de fotografia, produção de vídeo, curadoria de conteúdo e criação de infográfico. Todas de fundamental importância para os trabalhos que serão realizados pelos estudantes.

O intuito desse projeto é acrescentar repertório cultural aos estudantes e ainda proporcionar uma experiência semelhante a de um enviado internacional. Nela, ocorrem tours históricos, “um mergulho na história”, como disse a coordenadora, além de visitas a museus e a importantes jornais, como o El país e o Clarín. Tudo isso somado à produção de matérias e reportagens, que serão postadas no site, e a elaboração de um diário de bordo.

Para enriquecer ainda mais o conteúdo proporcionado, ocorrerão conversas com profissionais relevantes no jornalismo, como o colunista Clóvis Rossi e o editor Fábio Zanini, ambos da Folha de São Paulo. Além destes, os alunos também terão contato com correspondentes internacionais durante o percurso. Ariel Palácios, da GloboNews, Janaína Figueiredo, de O Globo e Alejandro Rebossio, do El País, compartilharão suas experiências e ajudarão os futuros jornalistas a entenderem um pouco mais sobre as funções de cada profissional no mercado.

Há ainda a possibilidade de o aluno ver a sua reportagem publicada em algum grande veículo de comunicação. Entretanto, Cláudia fez questão de ressaltar que “a matéria deve ser extremamente bem feita e é preciso contar um pouco com a sorte”.

Mais detalhes sobre o programa, preços e informações, basta acessar o site: http://www.linkconsultoria.com.br/jornalismo1/

Beatriz Consolin (2º semestre de Jornalismo)

Colaboração: Isabella Sarafyan (3º semestre de Jornalismo)

1 comentário Adicione o seu

  1. lelehteixeira05 disse:

    DONC arrasando como sempre!!
    Show! Parabéns!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s