Afinal… bermuda no trabalho, pode ou não pode?

O desconforto provocado pelas altas temperaturas levou três publicitários cariocas a desenvolver um novo projeto. Criaram o Bermuda Sim, movimento que visa disponibilizar o uso de bermudas no ambiente de trabalho.
A proposta busca a utilização de trajes mais confortáveis e típicos para o clima brasileiro. “A ideia surgiu em dezembro. Começamos a reparar que tinha muita gente reclamando de trabalhar de terno e de calça. Com o verão começando, pensamos em criar um movimento para ajudar os nossos amigos”, afirma Ricardo Ruliére, um dos idealizadores do Bermuda Sim.
Segundo o publicitário, no início eles não imaginavam que o projeto iria ganhar tamanha proporção. Para isso, pensaram em fazer algo simples para que todos pudessem participar ativamente. “As pessoas colocam o e-mail do chefe ou do RH da empresa e, anonimamente, enviamos um e-mail pedindo para a empresa aderir ao movimento”, explica. Tudo funciona por meio do site oficial do movimento.

Aceitação

Mais de 600 empresas em todo o Brasil já apoiaram o movimento. Um exemplo é o site Terra. A empresa libera o uso de bermudas desde 2012 e acredita que a permissão para usar roupas mais confortáveis melhora a qualidade do trabalho. “Quanto mais liberdade e comodidade se dá para o funcionário trabalhar, melhor ele responde. É um estímulo positivo para criação de novos projetos e geração de ideias”, disse, em nota, a empresa.

Equipe do portal Terra.com.br Foto: Divulgação
Equipe da plataforma Terra.com.br Foto: Divulgação

Antes mesmo da criação do Bermuda Sim, algumas empresas já liberavam o uso de trajes mais flexíveis. O Groupon, por exemplo, nunca exigiu um dress code específico. Bermudas e roupas leves são permitidas normalmente desde sua criação, em 2010. “Um dos nossos valores é fazer a vida menos chata. Essas iniciativas fazem parte do nosso DNA”, comenta, em nota, a empresa.
Outra empresa que busca esses princípios é a do bem. Para eles, essa iniciativa tem grande importância. “Você trabalhar em um ambiente onde os valores são os mesmos da marca só aumenta a vontade de colaborar e crescer com a empresa”, afirmam.
Ao apoiar a liberação da vestimenta, o Bermuda Sim pensou também em tomar certos cuidados. Para prevenir excessos e prevalecer o bom senso, sem que o uso de bermudas descaracterize o ambiente de trabalho, o trio de amigos criou, com bom humor, os Bermudamentos, que podem ser encontrados no site do movimento.

Use com moderação

A consultora de imagem Andreia Oliveira deu algumas dicas para o De Olho na Carreira. “As regras são básicas e mostram que o menos é mais também no ambiente corporativo”, afirma. Veja o melhor jeito de utilizar bermudas no trabalho:

– Use bermudas de cores neutras e sem bolsos;
– Evite modelos de surfistas, com estampas e xadrez – muito usadas no dia a dia;
– Prefira um modelo de alfaiataria, com comprimento logo acima do joelho;
– Use com camisa de manga comprida por dentro da bermuda e com cinto de lona, se quiser pode compor com um blazer de sarja;
– Para os sapatos: escolha os sapatênis, sempre com meias brancas invisíveis;
– As camisas de manga curta são bem-vindas;
– Para quem quiser usar camisetas, escolha as modelos polos, são mais clássicas;
– Se quiser usar camisetas gola careca, prefira as lisas;
– Esqueça: regatas, camisetas com dizeres, camisetas de times, meia grossa aparecendo, meia escura social e roupas rasgadas.

Marina Cassiolato (1º semestre de Jornalismo)
Thiago Montero (5º semestre de Jornalismo)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s