Em dúvida sobre suas escolhas profissionais? Confira as dicas do Carreira ESPM

Luiza Consul, 4º semestre de Jornalismo

É comum escutar, entre os corredores da faculdade e nas rodas de amigos, pessoas inseguras sobre a escolha do curso ou sobre o que fazer para conseguir o tão sonhado estágio. A redação do DONC conversou com o consultor do Carreira ESPM, Ricardo Rocha, e ele deu algumas dicas para ajudar os estudantes.

O primeiro passo é o autoconhecimento, pois só assim será possível pensar sobre onde trabalhar, qual o ambiente mais adequado para se desenvolver profissionalmente e que estratégias adotar para se qualificar. “O autoconhecimento vem em primeiro plano e determinará todos os demais passos”, afirma Rocha. Além disso, é fundamental ter um currículo bem elaborado e direcionado para o objetivo do aluno.

Ao se candidatar às vagas de estágio, o estudante deve ter em mente se possui as qualificações exigidas, pois quanto mais adequado às especificações da vaga maiores são as chances de contratação. Ricardo explica também que tão importante quanto as habilidades técnicas é ter aderência ao fit cultural da empresa, ou seja, o candidato deve ter ideias alinhadas com os valores da instituição.

Além das competências técnicas exigidas, o aluno também deve desenvolver suas habilidades comportamentais, algo que os recrutadores observam cada vez mais nas entrevistas presenciais e dinâmicas de grupo, etapas decisivas nos processos de estágio. “O importante é desenvolver e equilibrar soft e hard skills, pois negligenciar uma ou outra acaba levando a altos níveis de reprovações em processos seletivos”, alerta o consultor do Carreira ESPM.

Siga as dicas para fazer o currículo

  • Dados pessoais

Apresente o nome completo, idade, endereço, número de telefone para contato e e-mail – tudo isso no começo do currículo

Objetivo

Escreva o motivo do seu interesse pela vaga

  • Formação Acadêmica

Coloque o último grau de escolaridade

  • Experiência profissional anterior

Colocar apenas o que tiver relação com a área de interesse. Caso não possua nenhuma experiência, contar sobre participação de centros acadêmicos ou eventuais trabalhos em empresas júnior, sempre especificando as atribuições e responsabilidades que tinha.

Qualificações

Utilize o espaço para falar de sobre suas habilidades, conhecimentos e experiências que seriam positivas segundo os ideais da empresa.

  • Cursos

Informe cursos extracurriculares e workshops que tenha participado. Mencione o nome da instituição, data de início e término e carga horária

 

NÃO COLOQUE:

  • Foto (enviar apenas quando solicitada)
  • Número de documentos
  • Nome de pais, cônjuge ou filhos
  • Título “Currículo Vitae” ou “Currículo
  • Informações negativas sobre você
  • Motivo de saída de empregos posteriores
  • Pretensão salarial
  • Certificados de cursos
  • Cartas de referência

 

Caso ainda tenha dúvidas, procure o serviço de apoio do Carreira ESPM. É só agendar um horário pelo e-mail agendamentocarreira-sp@espm.br.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s