Giovanna Vieira, da primeira equipe do DONC, compartilha suas experiências na Record

 

 

IMG-20180523-WA0022
Foto: arquivo pessoal.

Denise Gabrielle e Vitória Sanches – 1º semestre

 Giovanna Vieira, estudou Jornalismo na ESPM e hoje atua na editoria de Jornalismo Internacional da Record TV. Ela, que compôs a primeira equipe do blog De Olho Na Carreira, atualmente faz Mestrado Profissional em Práticas de Jornalismo e Mercado, também aqui na Escola.

Desde o seu 1º semestre, cinco anos atrás, Giovanna participou do DONC, onde teve a oportunidade de iniciar a realização de seus sonhos, durante a produção de suas entrevistas e matérias. Sua escolha por essa agência foi por afinidade com a proposta de produção. “Era a que eu mais me identificava. Mas é engraçado, né? 5 anos? Nem parece, eu nem sinto que faz  tudo isso de tempo”, disse à reportagem.

A jornalista também participou de outras agências da faculdade, como a editoria de hiperlocal da Vila Mariana, e projetos especiais, como as que participou com o Catraca Livre e o Guia da Semana,  parceiros do curso de jornalismo da ESPM: “As que chamaram mais atenção dos recrutadores para conseguir estágio foram essas duas especiais porque eu estava no 2° e 3° semestre. Acho muito legal ficar de olho nessas parcerias que a ESPM faz com empresas do  mercado. Isso chama atenção de chefes de redação”.

Em seu primeiro estágio, a jovem trabalhou no Banco Itaú e lá exercia a comunicação entre o Banco e suas empresas parceiras, uma função um pouco distante dos tradicionais cargos de um jornalista. No início, ela relatou ter sentido dificuldade: “Eles não estavam lá para escrever bem, eles estavam lá para passar os dados, então tinha essa questão de entender uma linguagem mais formal, do jeito que os executivos falam, e transformar isso para outra realidade”, contou.

A construção de um relacionamento saudável e positivo com seus chefes e supervisores foi fundamental nessa etapa da carreira da jornalista. “Quando eu não entendia, perguntava para o meu chefe. Como eu já tinha confiança e não tinha vergonha, ele me ajudava muito”, disse a aluna ESPM.

Giovanna conta que em sua experiência na Record News, por ser uma emissora com menos audiência, ela teve oportunidade de conhecer muito mais a área dos bastidores e como um jornal funcionava e apesar de quando universitária ter nutrido um desejo se der repórter apresentadora. “Quando eu entrei na faculdade, eu falava, ‘ah, quero ser repórter, apresentadora’ mas porque eu  não sabia as oportunidades do backstage hoje eu gosto mais dessa parte de “pensar” o jornal, de discutir e ver como vai ser a matéria”, disse a editora.

A mestranda de jornalismo afirma que ainda pretende, se a oportunidade surgir, realizar o sonho de ser correspondente internacional, mas que ainda está se familiarizando com esta editoria. Na rotina atual, já que trabalha para o jornal Fala Brasil, na Record, Giovanna vai para a emissora de madrugada, às 2h30 e seu turno termina por volta das 10h30 da manhã.  E aconselha aos jornalistas iniciantes:

“Não tenham preguiça, imponham-se, se tiverem vontade de fazer, façam; perguntem, informem-se, participem de tudo, cansem-se, observem, aproximem-se dos professores. Façam esse network tanto na faculdade quanto lá fora e deem o seu melhor. Façam tudo o que vocês puderem, mas bem feito”, conclui.

___________________________________________________________________

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s