Em visita à Editora Abril, a equipe do DONC conversou com Douglas Cantu, gerente de relações públicas do grupo, sobre vagas de estágio e o curso para novos jornalistas da editora.
O curso Abril, destinado para estudantes no último ano de Jornalismo ou recém-formados, simula, durante o mês de julho, o ambiente de trabalho para a produção de uma revista. Além disso, os alunos participam de outros projetos separados, como um estágio em alguma redação durante uma semana. O participante tem contato com três ou quatro marcas da empresa e assiste a palestras de jornalistas renomados, que não são necessariamente da editora.
As 60 vagas são divididas entre estudantes de São Paulo, de fora do Estado e indicações de funcionários. Após o término do curso, em média metade dos participantes são contratados para uma das produções do grupo.
O cadastro de currículos para estágio fica disponível o ano inteiro no site do grupo, para estudantes a partir do primeiro semestre. Segundo Cantu, a editora prefere alunos dos semestres iniciais da faculdade, para que eles tenham tempo de completar os dois anos de estágio antes de concluir o curso.
Após o fim do estágio, mesmo os alunos que não terminaram a faculdade, e por isso não podem ser contratados, garantem uma rede de contatos, fundamental na profissão. De acordo com o gerente, essa rede permitirá a realização de trabalhos avulsos antes e após o término dos estudos.
Ouça Douglas Cantu falando sobre as publicações da Abril:
Desde que começam a fazer estágio na empresa, os estudantes têm contato com o trabalho nas redações das publicações, participando da produção e da edição de reportagens.
Veja Vanessa Vieira comentando sobre a rotina da Você S/A, uma das revistas do Grupo Abril:
Eduardo Moreira e Guilherme Soria – 1º semestre de Jornalismo