Google News Lab: Uma ferramenta que pode auxiliar jornalistas

“Nosso objetivo é mostrar dados para pessoas, de outras pessoas. Afim de capacitá-los e dar força as suas informações”, afirma Skott Claine, Editor chefe da ProPublica e membro do projeto.

Fundado em 2015, O Google News Lab é um site da Google, focado em auxiliar o trabalho jornalístico. Disponibiliza imagens, gráficos, matérias e reportagens mais acessadas no momento. O site dá dicas de como montar seu mapa (mostrar onde se passam os acontecimentos), ganhar dinheiro e gerencias suas publicações, em plataformas como Play Banca e YouTube. O site conta com vídeos aulas e tutorias de como fazer isso.

O site baseia as pesquisas apresentadas a você no Google Trends, que é uma ferramenta do Google que mostra os mais populares termos buscados. Usado por grandes meios como o The New York Time, The Washington Post e o Buzz Feed. Apresenta gráficos com a frequência em que um termo particular é procurado em várias regiões do mundo, e em vários idiomas.

Como forma de promover e provar que a plataforma funciona, a equipe do News Lab, realizou uma entrevista com o presidente dos EUA Barack Obama baseada nos assuntos mais pesquisados em relação a ele e vídeos postados no YouTube sobre assuntos discutidos em seus discursos.

Confira a entrevista no link abaixo (selecione a legenda em português). https://www.youtube.com/watch?v=Tjl8ka3F6QU

Guilherme Sommadossi (1º semestre de Jornalismo)

Mateus Apud (1º semestre de Jornalismo)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s