Empreendedorismo Social: Negócios que geram impactos positivos na sociedade

Você sabia que existe um modelo de empreendedorismo que, essencialmente, procura satisfazer as necessidades da sociedade? O De Olho Na Carreira foi conhecer um pouco mais sobre o modelo que está sendo chamado de empreendedorismo social.

Empreender socialmente, segundo o diretor do curso de Negócios Sociais da ESPM, Maurício Turra, é construir um plano de negócio para viabilizar o atendimento de um problema social.

Maurício conta que o empreendedorismo social pode estar ligado e ser inserido em qualquer carreira. “Acreditamos que a aproximação com a área social não precisa ser, necessariamente, através de uma ação social ou filantrópica, separada de sua atividade profissional”, comenta. Ele complementa que essa prática pode ser incluída no dia a dia e na forma de se ganhar dinheiro.

Arte: Renata Mendes
Arte: Renata Mendes

Turra cita, como exemplo, casos de alunos que criaram sites de crowdfunding, uma prática de obtenção de capital para uma iniciativa de interesse coletivo.

É o caso de Raphaela Rondon, que é formada em Relações Públicas e tem pós graduação em Gestão de Projetos Sociais. Ela criou um negócio social chamado Xodó, que consiste em um site de financiamento coletivo em prol dos animais.

Imagem do site Xodó, uma plataforma de crowdfunding que ajuda causas animais
Imagem do site Xodó, uma plataforma de crowdfunding que ajuda causas animais

 “Os projetos vêm, geralmente, de ONGs ou pessoas físicas, eu dou uma assessoria, entendo os projetos e, por fim, tentamos melhorar os textos para que os usuários leiam as propostas e se sintam motivados a contribuir”, explica Raphaela. Um dos projetos que o Xodó ajudou a financiar foi o UMAVET, que proporcionou vacinação, esterilização e outros serviços gratuitos aos animais de rua.

A economista Maria Isabel Martinez também resolveu empreender e conta que se encantou com a lógica do empreendedorismo social. A partir disso, a economista foi atrás de cursos sobre o assunto e criou a NSB – Negócios Sociais Bahia.

A NSB é uma empresa que foi criada para incentivar uma economia mais igualitária. “Nosso primeiro produto a ser vendido foi uma oficina de introdução ao desenvolvimento de negócio social”, explica. Maria Isabel ressalta que, além de ser uma empresa de capacitação, a NSB também passou a contatar empreendedores sociais da Bahia.

Site da empresa Negócios Sociais da Bahia, que pretende promover uma economia mais justa.
Site da empresa Negócios Sociais da Bahia, que pretende promover uma economia mais justa.

Quer conhecer um pouco mais sobre essa área?

A ESPM oferece um curso de Certificação Internacional em Negócios Sociais. O curso tem dez encontros presenciais, totalizando 120 horas aulas. O propósito dessa certificação é estimular os alunos a desenvolver projetos sociais que impactem a sociedade. Ao final do curso, o aluno deve apresentar um projeto final de empreendedorismo social. Para saber mais, acesse o site http://www2.espm.br/espm/yunus-espm-social-business-centre/curso ou mande um e-mail para negociosocial@espm.br.

Renata Mendes (2º semestre de Jornalismo)

Colaboração: Carol Abrusio  (2º semestre de Jornalismo)

2 comentários Adicione o seu

  1. Ótima e oportuna matéria! Parabéns ao DE OLHO NA CARREIRA!!!

  2. Ótima e oportuna matéria! Parabéns ao DE OLHO NA CARREIRA!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s