Assessoria de imprensa é mais uma opção de carreira para o estudante de jornalismo

Um dos principais ramos buscado por jornalistas, a assessoria de imprensa é responsável pelo emprego de aproximadamente 68% dos profissionais de jornalismo que atuam fora da mídia, de acordo com pesquisa realizada pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

O estudo ainda mostra que a maioria dos profissionais da área se dizem satisfeitos por conta da remuneração, da carga horária de trabalho e com as funções que realizam.

O assessor do Sport Club Corinthians Paulista, Denis Ninzoli, considera que a função principal da profissão é intermediar toda a relação de comunicação entre os jornalistas com o clube. “Organizamos as entrevistas coletivas, elaboramos as notas para o site. Toda a parte de comunicação externa e interna”, disse.

Para Ninzoli, além da própria matéria de assessoria, o conhecimento em marketing ajuda muito na profissão. “É muito importante ter um pouco de conhecimento em marketing, porque muita coisa envolve essa profissão e a gente tem contato direto com o pessoal da área”.

Marc Tawil, fundador da Dialoog, uma agência de conteúdo, observa que o velho assessor de imprensa não existe mais. “ Não é a mesma função dos anos 90. Hoje, faz-se um negócio muito mais amplo, o trabalho envolve um entendimento muito maior do cliente e do mercado”, afirma.

Marc Tawil, que trabalha com comunicação corporativa Foto: Divulgação

“A rotina é melhor, as empresas têm horário para abrir e fechar, a possibilidade de fim de ano e feriado é maior. Mas a responsabilidade também é muito alta”, comentou Tawil, comparando a profissão com a de jornalista.

O fundador da Dialoog ainda falou sobre a importância do diploma de Jornalismo. “Eu sou a favor do diploma, porque você pode saber conversar e escrever, mas há muito o que ser aprendido”, comenta. “Tem teorias que só vemos na faculdade, técnicas jornalísticas e fundamentos, além de conhecer pessoas do mercado”.

Fábio Sérgio Teixeira Bouéri, professor de assessoria de imprensa da ESPM - SP
Fábio Sérgio Teixeira Bouéri, professor de assessoria de imprensa da ESPM – SP

Ouça os comentários do professor Fábio Bouérie, da ESPM-SP, sobre a diferença entre assessoria de imprensa e comunicação corporativa:

Para quem pensa em seguir na área de assessoria de imprensa, o piso salarial, de acordo com o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo, é de R$ 4.203,20, o maior entre as profissões de atuação jornalística. Confira a lista completa aqui.

Henry Zatz (3º semestre de Jornalismo)