“Não assuma o papel de conforto”

em

Especialista fala da realidade das mulheres no mercado de trabalho no Brasil

Amanda Locali, 1º semestre de Jornalismo

Apesar das conquistas das mulheres dentro do mercado de trabalho brasileiro, pesquisas mostram que o caminho a ser percorrido ainda é longo. Segundo consultoria da Great Place to Work (GPTW), a queda de parcela feminina em cargos de alta liderança foi de 22% para 20% entre 2017 e 2018.

Ana Lúcia Fontes, fundadora e presidente da Rede Mulher Empreendedora, debateu sobre liderança feminina e empreendedorismo em evento organizado na ESPM-SP no dia 11 de março. Um dos assuntos discutidos por Ana foi a nova liderança, como as mulheres são as líderes do futuro. Para chegar a esse objetivo, ela aponta que agir com responsabilidade, ética como princípio básico e compreender “meu mundo, seu mundo, nosso mundo” são questões fundamentais.

Segundo Ana, para falarmos sobre inclusão temos que falar em direitos humanos: “Não estamos falando sobre mudanças absurdas, estamos dizendo que homens e mulheres são iguais perante a lei”. A especialista também explicou que não se trata de uma luta de poderes e sim de igualdade de gênero: “Não estamos pedindo privilégios, pedimos para termos as mesmas condições”.

Por fim, a empreendedora compartilhou quatro pontos que foram diferenciais em sua carreira: fazer sempre o que gosta e buscar resolver problemas, investir em conhecimento, não pensar apenas em dinheiro e nunca perder a vontade de mudar o mundo.

Rede Mulher Empreendedora (RME)

A Rede Mulher Empreendedora nasceu durante o “Programa 10 mil Mulheres da FGV”, realizado em 2010. A ideia surgiu quando Ana Fontes se deu conta dos medos e dificuldades do empreendedorismo feminino, e com isso criou um blog sobre esses questionamentos. Com o passar do tempo, percebeu que outras mulheres também buscavam ajuda e apoio nessas mesmas questões.

Após nove anos da fundação, a RME conta com mais de 57 mil empreendedoras cadastradas, 22 milhões de resultados de busca no Google, mais de 20 mil participações em eventos e 35 mil visualizações no site mensalmente, tornando-se a primeira e a maior plataforma de apoio ao empreededorismo feminino do Brasil.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s